Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

Notícias

Terceira Tech Island já ultrapassou as expectativas e tem ainda grande margem de progressão, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou no passado dia 23 de outubro que o projeto Terceira Tech Island, que permitiu a instalação de diversas empresas tecnológicas na Praia da Vitória, “já está acima e para além das expectativas iniciais”, apresentando ainda uma grande margem de progressão.

“O Terceira Tech Island (TTI) já está acima e para além daquelas que eram as expectativas iniciais e, sobretudo, tem uma margem de progressão muito grande quanto ao trabalho que está a ser feito e que tem de continuar a ser feito”, afirmou Vasco Cordeiro, depois de ter visitado as várias empresas que se instalaram na Praia da Vitória no âmbito deste projeto.

Em declarações aos jornalistas no segundo dia da visita do Governo à ilha Terceira, o Presidente do Executivo açoriano adiantou que o TTI é, de certa forma, “disruptivo em relação àquilo que seria normal numa situação como aquela que a ilha Terceira, em particular, e a Região, foram confrontadas recentemente” na sequência da redução da presença militar norte-americana na Base das Lajes.

“Hoje em dia, o que é possível constatar é que, se este projeto no seu planeamento e no seu lançamento, teve essa componente, atualmente vai muito para além disso e assume-se, claramente, como uma âncora de desenvolvimento, de criação de emprego e, sobretudo, de posicionamento da Região em novas áreas da economia que são fundamentais”, afirmou Vasco Cordeiro.

Segundo disse, o sucesso dessa aposta pode, assim, ser confirmado com o número de empresas que já aderiram ao TTI, com as manifestações de interesse por parte de mais empresas, com o número de postos de trabalho criados, mas, sobretudo, com o “entusiasmo de todos os envolvidos no desenvolvimento da sua atividade e no marcar a presença da Terceira e dos Açores em várias partes do mundo”.

O Governo dos Açores criou o projeto Terceira Tech Island no âmbito do PREIT – Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira, estando já instaladas na Praia da Vitória 16 empresas, existindo ainda manifestações de interesse por parte de mais empresas.

Paralelamente, e no âmbito da formação de programadores, a parceria com a Academia do Código já resultou na criação de mais de 130 postos de trabalho qualificados de jovens.

2019-10-24


VOLTAR