Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

Notícias

40 Empresas distinguidas na “Distinção Empresa Digital Açores 2019”

A SDEA realizou, no dia 27 de setembro, em Ponta Delgada, a cerimónia de entrega das distinções “Empresa Digital Açores 2019”, durante a qual o Presidente e Vice-Presidente do Governo dos Açores entregaram troféus às empresas que se distinguiram nas categorias de ouro, prata e bronze.

Esta segunda edição da “Distinção Empresa Digital Açores” registou um aumento muito significativo de candidaturas quando comparado com a edição anterior, sendo que este ano foram submetidas 73 candidaturas comparativamente às 28 submetidas em igual período na primeira edição.

A distinção visa reconhecer as empresas que demonstram o cumprimento de um conjunto de boas práticas na utilização das tecnologias digitais e das 73 empresas candidatas, 40 alcançaram uma distinção, número este que também representa um resultado muito positivo quando comparado com as 17 distinções atribuídas na edição anterior.

O Governo dos Açores, tendo presente que as empresas e os empresários açorianos são elementos fundamentais no desenvolvimento dos Açores, tem como componente central da sua governação a criação das condições favoráveis à iniciativa privada. É deste modo que, atribuindo às tecnologias digitais uma importância estratégica, tem vindo a dinamizar um conjunto de iniciativas dirigidas à integração das empresas açorianas em plataformas digitais, ficando aptas a concorrer num contexto de globalização económica e, para que este objetivo seja conseguido, é importante que os empresários incorporem a transformação digital na sua visão estratégica.

Pelos resultados obtidos, constata-se assim uma crescente adesão das empresas açorianas à economia digital pois, para além do aumento do número de candidaturas submetidas no presente ano, também se tem verificado um aumento contínuo do número de inscrições na plataforma empresadigitalacores.pt.

Atualmente encontram-se inscritas na plataforma empresadigitalacores.pt 255 empresas, número este que triplicou quando comparado com período homólogo do ano anterior. A crescente adesão dos empresários açorianos, a esta rede promotora do digital, é demonstrativa do reconhecimento da importância desta medida.

Saliente-se que o processo de candidatura à “Distinção Empresa Digital Açores” é um momento que possibilita a identificação das melhores práticas para o desenvolvimento das competências necessárias a uma transformação digital bem-sucedida.

As candidaturas submetidas pelas empresas são avaliadas por um Júri, composto por representantes da Direção Regional de Ciência e Tecnologia, da Universidade dos Açores, da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores e da SDEA, que tem por missão validar as evidências apresentadas nas candidaturas. No final deste processo são atribuídas as distinções, sob a forma de um selo digital nas variantes de ouro, prata ou bronze.

Os selos digitais atribuídos são utilizados nos canais de comunicação das empresas e, desta forma, ajudam a promover as suas competências digitais e a sua distinção perante o mercado global.

Por outro lado, a plataforma empresadigitalacores.pt afigura-se como uma rede promotora do digital e de políticas de estímulo empresarial que dinamiza várias medidas complementares, tais como os Vales PME Digital Açores e Exportar Açores, a Capacitação para o Digital e a própria Distinção Empresa Digital Açores, medidas estas que tem por objetivo permitir às empresas a sua participação em cadeias de valor globais, para além de possibilitarem a otimização de processos organizacionais internos e externos, aumentando a sua competitividade no quadro de uma economia global e maximizando os seus resultados.

Todas as medidas anteriormente apresentadas são dinamizadas pela Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, EPER.

2019-27-09


VOLTAR