Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

Notícias

SDEA promove em cooperação com a UAÇ “Fórum Entrepreneurship Triple Hélix”, em Ponta Delgada

Cerca de 80 alunos da Universidade dos Açores (UAÇ) estiveram presentes no passado dia 22 de março, no Fórum Entrepreneurship Triple Hélix, que decorreu no Pólo daquela instituição, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
A SDEA - Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, EPER (SDEA) foi a entidade organizadora do evento em parceria com o Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, nomeadamente através da docente Sandra Dias Faria.
O fórum contou com dois painéis, um subordinado ao tema “Inovação como fator crítico de sucesso” e o outro materializou um debate sobre o “Processo de criação de valor através da Inovação”.
Este fórum teve por objetivo conjugar empresas, universidade e instituições públicas, dando assim corpo ao conceito da tripla hélice.
Durante este encontro, os alunos puderam colocar questões aos oradores convidados e partilhar pontos de vista, num ambiente que se relevou dinâmico.
O primeiro painel abordou a importância da inovação nas empresas e teve como oradora convidada a Dr.ª Cláudia Grazina Figueira, Innovation Manager do Grupo Nabeiro, que deu o seu testemunho relativamente à importância da inovação para a competitividade empresarial, nomeadamente através do exemplo da marca Delta Q.
Já o segundo painel debruçou-se sobre os aspetos mais importantes a considerar no processo de criação de valor através da inovação e envolvimento das três partes integrantes da tripla hélice: Universidade, Governo e Empresas.
Este segundo painel foi moderado pela Dr.ª Sandra Dias Faria, do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores e foi constituído pelas oradoras convidadas: Dr.ª Cláudia Grazina Figueira, Innovation Manager - Grupo Nabeiro; Dr.ª Lisa Esteves, Investigadora (Spin-off académica da Universidade dos Açores); Dr.ª Luz Paramio em representação da Direção Regional de Ciência e Tecnologia e Dr.ª Teresa Ferreira em representação do Parque de Ciência e Tecnologia dos Açores, Nonagon.
Recorde-se que o Fórum Entrepreneurship Triple Hélix insere-se no projeto ETH, o qual decorre no âmbito de uma disciplina de empreendedorismo ao nível da licenciatura, onde os alunos da Universidade dos Açores desenvolvem as suas ideias, culminando com o Concurso de Ideias no qual estes apresentam os seus projetos a um júri que elege as três ideias de negócio vencedoras.
De forma resumida, o presente projeto visa desenvolver a atitude empreendedora no aluno, promover um ambiente propício à germinação e ao desenvolvimento de novas ideias de negócio, possibilitar ao aluno a experiência de pensar e construir um modelo de negócio, dar a conhecer as diferentes oportunidades de financiamento e de apoio existentes e enraizar uma cultura de coopetição alicerçada no modelo da tripla hélice.

2018-03-27


VOLTAR