Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

Notícias

Empreende Açores: da teoria à prática - Um negócio como resultado

Mais de uma dezena de empresas já criadas é o resultado de 12 ações de formação do programa Empreende Açores. Neste programa a teoria dá lugar à prática e o resultado é um negócio economicamente viável e gerador de emprego.
Iniciado em 2013, este programa desenvolvido pelo Governo Regional dos Açores, através da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) em parceria com a CRESAÇOR e com o apoio da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, envolveu cerca de 200 formandos.
No total foram já criadas mais de uma dezena de empresas e mais de 30 estão neste momento em fase de implementação. Todos os participantes destas ações de formação têm como trabalho final a execução de um plano de negócios, o qual, tem sido a base prática de trabalho na criação do próprio emprego.
O Programa Empreende Açores é uma das medidas da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial enquadrada no Plano Estratégico para o Fomento do Empreendedorismo na Região Autónoma dos Açores – 2013-2016 e que visa, essencialmente, capacitar os jovens para a criação de um negócio que tem por base o aproveitamento económico dos recursos endógenos dos Açores.
Ao longo de cinco módulos e com uma carga horária de 60 horas, os participantes na acção-formação abordam temas essenciais do mundo empresarial como a Ideia de Negócio, Atitudes Empreendedoras, Competências de Gestão, conceção do Plano de Negócios, entre outros.
Os Planos de Negócio elaborados e cujos promotores abdiquem dos direitos de autor sobre os mesmos, ficam disponíveis no Banco de Ideias da Plataforma Accelerate Azores e serão dados como exemplo em futuras do Empreende Açores. 
O Empreende Açores tem como público-alvo os cidadãos desempregados inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego que possuam a escolaridade obrigatória, bem como jovens inseridos em projetos da Direção Regional da Juventude com interesse em desenvolver atividades no âmbito das Indústrias Culturais e Criativas, e ainda empresários de micro e pequenas empresas ligados ao ramo do artesanato.
Este programa percorre todas as ilhas dos Açores e neste momento está já em curso a preparação do segundo semestre da edição de 2015
 
SDEA.

2015-08-18


VOLTAR