AÇORES 2020
Fomento e Apoio a iniciativas no âmbito do Empreendedorismo

DESIGNAÇÃO DO PROJETO: Fomento e Apoio a iniciativas no âmbito do Empreendedorismo
CÓDIGO DO PROJETO: ACORES-03-0651-FEDER-000025
OBJETIVO PRINCIPAL:
- Contribuir para o fomento do empreendedorismo e incubação de novas empresas nos Açores;
- Apoiar e valorizar a criação de empresas, especialmente as de base tecnológica;
- Aumentar competitividade e criar valor através do recurso à inovação e empreendedorismo;
- Aumentar o número de empresas açorianas na economia digital;
- Fornecer informações às empresas que lhes permita proceder a uma reflexão sobre as suas competências e, deste modo, poderem tomar medidas mais adequadas de forma a se tornarem mais competitivas.
ENTIDADE BENEFICIÁRIA: Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, EPER
CUSTO TOTAL DO PROJETO: 596.803,91€
APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA ATRAVÉS DO FUNDO EUROPEU DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL (FEDER): 507.283,32€
DESCRIÇÃO: O tecido empresarial dos Açores revela fragilidades devido a alguma preponderância do setor público, que inibe a afirmação de uma mentalidade mais empreendedora e mais aberta à assunção de riscos. Desta forma, o fomento e o apoio de iniciativas no âmbito do empreendedorismo e da inovação permitem colmatar algumas destas falhas, sendo primordial adotar medidas que permitem criar condições para o desenvolvimento do espírito empreendedor.
A realização de ações de fomento do empreendedorismo são cruciais para o estímulo da capacidade de iniciativa, da criatividade e do comportamento dos empreendedores, e portadores de ideias de negócio inovadoras.
O objetivo deste projeto prende-se com a criação nos Açores de negócios inovadores, em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento regional, com o aproveitamento de recursos endógenos e assentando em soluções de capacitação das pessoas na dinamização de atividades de âmbito empresarial, com vista ao crescimento económico sustentável.
Em suma, com o fomento do empreendedorismo e da inovação pretende-se contribuir para o fomento do empreendedorismo nos Açores, incrementar a criação de empresas, especialmente as de base tecnológica, mas também as que, inseridas numa ótica de desenvolvimento local, tenham como foco o aproveitamento dos recursos endógenos açorianos.
RESULTADOS:
|
Projeto |
Indicador |
|
Concurso Regional de Empreendedorismo |
70 a 100 candidaturas 25 a 30 planos de negócio criação de 6 a 9 empresas |
|
Empreendo o Meu Negócio |
80 a 100 participantes 30 a 40 candidaturas 30 a 40 planos de negócio criação de 15 a 20 empresas |
|
ETH – Entrepreneurship Triple Helice |
200 a 250 jovens participantes 20 a 30 Planos de Negócio |
|
Startup Universitário |
10 a 20 jovens participantes 5 a 10 candidaturas criação de 5 a 10 Planos de Negócio criação de 3 a 5 empresas |
|
Desafios Startup Açores |
5 a 10 Empresas Consolidadas 15 a 30 Startups 3 a 5 operações concretizadas |
|
Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores (RIEA) |
12 empresas de base local 3 de base tecnológica 3 de base temática |
|
Rede Açoriana de Mentores (RAM) |
10 a 30 mentores 10 a 15 mentorandos 5 a 10 operações concretizadas |
