Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores

A Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores visa intensificar a estratégia de fomento do empreendedorismo, inovação empresarial, competitividade empresarial e de apoio ao desenvolvimento económico regional desenvolvida pelo Governo dos Açores.

Deste modo, a criação desta rede de incubadoras de empresas pretende ser um fator de dinamização de ecossistemas empreendedores e impulsionadores da criação de emprego e de riqueza, por parte da iniciativa privada, bem como um apoio às empresas na sua fase nascente, considerada a mais vulnerável.

A rede é integrada por incubadoras de base tecnológica e de âmbito regional, e por incubadoras de base local inseridas em estratégias locais de desenvolvimento promovidas pelas autarquias, podendo ainda incluir incubadoras temáticas, constituindo-se assim como um fator estruturante para um desenvolvimento económico dos Açores harmonioso e territorialmente abrangente.

De salientar que as incubadoras de base local destinam-se a incentivar a criação e consolidação de novas empresas locais, perspetivando a promoção de um empreendedorismo gerador de desenvolvimento económico e social em cada ilha, no qual se deve privilegiar a valorização dos produtos e recursos endógenos dos Açores.

A coordenação estratégica da rede está a cargo da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e a coordenação operacional é feita pelo Business Innovation Centre - BIC Azores.

Para mais informações consulte a Ficha Resumo Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores ou o site Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores

 

DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD

Resolução do Conselho do Governo n.º 11/2015
Regulamento da Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores

Despacho n.º 1809/2015
Aprova os critérios de seleção para adesão à Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores, e os formulário de candidatura das incubadoras de base local, de base tecnológica e o contrato de adesão à Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores

Modelo da Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores

Formulário de Adesão Incubadora de Base Local

Formulário de Adesão Incubadora de Base Tecnológica

Estrutura modelo de uma Estratégia Local de Desenvolvimento