Quem Somos

Criada em 2013, a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, EPER. (SDEA), é uma pessoa coletiva de direito público com natureza empresarial que se assume como parte atuante na conceção e execução de políticas de estímulo ao desenvolvimento das empresas regionais, visando a sua competitividade e produtividade, atuando na promoção da atratividade dos Açores com vista à captação de investimento externo, na criação de condições facilitadoras da diversificação e exportação de produtos regionais, na promoção da inovação e do empreendedorismo, bem como na promoção de estratégias empresariais que fomentem a criação de emprego.

 

A ATUAÇÃO DA SDEA DESENVOLVE-SE, ESSENCIALMENTE, NO ÂMBITO DOS SEGUINTES DOMÍNIOS DE INTERVENÇÃO:

a) Apoio ao desenvolvimento empresarial;

b) Captação de investimento externo;

c) Promoção de políticas dirigidas ao contexto empresarial;

d) Promoção das exportações e internacionalização;

e) Promoção da Inovação e do empreendedorismo;

f) Promoção de estratégias empresariais de criação de emprego.

Temos como propósito contribuir para um ambiente facilitador da iniciativa privada empresarial, propiciador do progresso estrutural da economia regional, assumindo um papel de parceiro estratégico das nossas empresas e promovendo uma cultura empresarial que as incentive a progredir na cadeia de valor, num ambiente económico cada vez mais competitivo.

Ambicionamos ter um papel ativo na promoção e valorização dos Açores e na consequente melhoria da qualidade de vida dos açorianos.

Para cumprirmos a nossa Missão contamos com uma equipa jovem, altamente qualificada e motivada, presente em todas as ilhas dos Açores.

Os nossos colaboradores partilham os valores da SDEA, pautando-se pela transparência das suas ações, pelo rigor e igualdade de tratamento e por princípios éticos e estamos todos imbuídos de uma vontade de servir e de contribuir para o desenvolvimento dos Açores.

 

CONSTITUEM A SDEA:

Conselho Estratégico
Conselho de Administração
Fiscal Único

O Conselho Estratégico da SDEA, EPER é um órgão de consulta e apoio à definição e acompanhamento da estratégia desta entidade pública empresarial. É presidido pelo Presidente do Conselho de Administração da SDEA, EPER., integrando ainda na sua composição, sete representantes do Governo Regional e seis representantes do setor privado.

 

O Conselho de Administração da SDEA é constituído por três elementos, um presidente e dois vogais.

 


Presidente

Arnaldo Machado


Vogal

Marisa Toste


Vogal

Luís Leal

 

 

DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD

Resolução do Concelho do Governo n.º 108/2017
Conselho Estratégico da SDEA, EPER

Decreto Legislativo Regional n.º 1/2013/A
Estatutos da SDEA, EPER

Resolução do Conselho do Governo nº.3/2017
Composição do Conselho de Administração da SDEA

Organograma da SDEA, EPER

Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas